quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sobre Críticas ao artigo "Homeopatia e Preconceito":

"Tendências e Debates" publicou artigo do Dr. Marcus Zulian sobre Homeopatia e Preconceito. Dias depois na seção do Leitor da Folha foi feita a seguinte crítica ferina que a Homeopatia sofre desde a sua criação como alternativa terapêutica.
Crítica:
"Novamente os homeopatas tentam explicar o impossível. Ela é pseudociência, é misticismo, é religião, é mágica, mas certamente não é medicina (embora apenas no Brasil oficialmente o seja). O paciente tem o direito bioético de escolher como se tratar, mas quem é médico tem a obrigação técnica e ética de prover o melhor para aquele que o procura, baseado em evidências científicas.Fora disso, quem quiser milagres, que vá ao templo; quem quiser mágica,que vá ao circo. Aliás, por que apenas medicina alternativa? Existem engenharia ou Justiça alternativas?CELIO LEVYMAN , médico (São Paulo, SP)
MINHA RESPOSTA:
"A Homeopatia para ser compreendida deve ser estudada. Para a prática homeopática o médico faz não apenas a graduação médica, mas também a Pós-Graduação em Homeopatia. A compreensão da doença, assim como do doente, diferem da abordagem alopática e muitos médicos podem ter esta dúvida. Nós, homeopatas, compreendemos a conduta que orienta a escolha medicamentosa com maior discernimento para então prescrever aos pacientes uma cobertura integral do seu tratamento. Como médica homeopata há 27 anos, no SUS há 15, posso atestar a eficiência e eficácia deste método terapêutico e comprovar através dos trabalhos científicos apresentados por mim e por colegas cientistas que relatam casos clínicos onde foram alcançados resultados diferenciados através da Homeopatia. Acabei de publicar trabalho onde comprovo a eficácia dos métodos incluídos nas Práticas Integrativas e Complementares como Homeopatia, Acupuntura e Chi-Kung no tratamento do tabagismo, por exemplo, em comparação com o tratamento alopático preconizado. O preconceito apresentado como rejeição pura é ignorância e reflete um problema que na Humanidade gera tanto sofrimento e impede o desenvolvimento e liberdade dos povos.
Marise Cardoso Lomba- CRM-RJ-5239860/9; marisepiti@uol.com.br

2 comentários:

  1. dra. Marise, sua resposta a essa infeliz crítica me lembrou Giordano Bruno, defendendo o sistema heliocêntrico de Copérnico para os senhores da Inquisição antes de ser queimado na fogueira.Se bem que dizem que Giordano Bruno não foi para a fogueira por conta disso...

    ResponderExcluir
  2. Ah,não.Assim não.Sou neurologista,mestre pela UNIFESP,fiz fellowships em Harvard,Pittsburgh e Munique.Fui preceptor de internos e residentes no HSPPE e no HSPM de SP,além do Hosp. S. Paulo da UNIFESP.Fui conselheiro e diretor do CREMESP,companheiro de conselheiro homeopata competente e amigo.Homeopatia NÃO pode ser ESPECIALIDADE MÉDICA,não prática.Não há evidências científicas.Nada há no Banco Cochrane.É constestada por ampla maioria de pessoas sérias.Mas envolve misticismo e anda na contra mão do método científico.Giordano Bruno não !Pelo amor de Deus...

    ResponderExcluir